segunda-feira, 25 de junho de 2012

Pecados Fatais


Texto: 1 Co 10.1-13



Introdução
> O que leva uma pessoa que foi tão abençoada a desagradar a Deus? Ver as bênçãos que Deus concedeu ao povo de Israel (v. 1-4):
Foram libertos da escravidão do Egito, foram cobertos pela nuvem, atravessaram o Mar Vermelho a pés enxutos, receberam maná, receberam água no deserto (todas estas bênçãos “materiais” simbolizam bênçãos espirituais).Mesmo diante de tantas bênçãos, Deus não se agradou deles, pelo que morreram no deserto (v. 5).
O povo de Israel morreu no deserto e não entrou na terra prometida.
Precisamos tomar muito cuidado para que não fiquemos prostrados no meio de nossa jornada espiritual e para que não deixemos de entrar na Jerusalém Celestial.
O que leva uma pessoa, um povo tão abençoado a desagradar a Deus? O pecado!
Proposição
O pecado desagrada a Deus e causa a derrota e a prostração em todos os sentidos.
O texto nos mostra alguns pecados que desagradam a Deus e que causam a derrota e a prostração.
  1. Cobiça – v. 6
    O povo de Israel cobiçou coisas más, coisas materiais, coisas passageiras – Ver Nm 11.4-6
Números 11:4-6
4 - E o vulgo, que estava no meio deles, veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar, e disseram: Quem nos dará carne a comer?
5 - Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos.
9 - E, quando o orvalho descia de noite sobre o arraial, o maná descia sobre ele.
6 - Mas agora a nossa alma se seca; coisa nenhuma há senão este maná diante dos nossos olhos.

Definição de Cobiça:
(1) Desejo veemente de conseguir alguma coisa; (2) Ânsia ou ambição de honras ou riquezas; (3) Avidez; (4) Concupiscência.
>
Que nosso desejo veemente, que nossa ânsia, “ambição” e avidez, que nossa “cobiça” seja pelas coisas espirituais, seja por agradar a Deus!
II.) Idolatria – v. 7a
Definição de Idolatria:
  1. Adoração de ídolos; (2) Ato de prestar culto divino a criaturas.
    Ver o texto de Ex 32.1-8
1 - MAS vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.
2 - E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos.
3 - Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão.
4 - E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.
5 - E Arão, vendo isto, edificou um altar diante dele; e apregoou Arão, e disse: Amanhã será festa ao SENHOR.
6 - E no dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se a comer e a beber; depois levantou-se a folgar.
7 - Então disse o SENHOR a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido,
8 - E depressa se tem desviado do caminho que eu lhe tinha ordenado; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: Este é o teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.

> Ídolo não é apenas imagem de escultura. Ídolo é tudo aquilo que recebe o culto que deveríamos prestar somente a Deus, que toma o lugar de Deus, ou seja, o tempo, a energia, os recursos, a atenção que deveria ser prestada somente a Deus.
Alguns ídolos modernos: Sono, futebol, televisão, computador, objetos, transportes, trabalho, lazer, pessoas, etc.
> Os israelitas ficaram prostrados no deserto por causa da idolatria. Tomemos cuidado para que não aconteça o mesmo conosco!
  1. Imoralidade – v. 7b, 8
    > No episódio do bezerro de ouro, tudo indica que houve também orgia envolvida: “O povo… levantou-se para divertir-se”.
    > No v.8, Paulo faz referência a
    Nm 25.1-3,9.

1 - E ISRAEL deteve-se em Sitim e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas.
2 - Elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses.
3 - Juntando-se, pois, Israel a Baal-Peor, a ira do SENHOR se acendeu contra Israel.
9 - E os que morreram daquela praga foram vinte e quatro mil.

A imoralidade é um pecado com um grande potencial para desviar as pessoas do propósito de Deus e para fazer com que as pessoas fiquem prostradas no meio do caminho!
>
Cuidado com a imoralidade, com a pornografia, com a internet, com os “pecados virtuais” (que na verdade são pecados reais).
  1. Rebeldia – v. 9Penso que rebeldia é um sinônimo de “pôr o Senhor à prova”, de “tentar a Cristo”. Estes termos significa “testar” a Deus, desafiar a Deus.O povo de Israel fez isso em Nm 21.5,6. 5 - E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil.
6 - Então o SENHOR mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel.
O povo teve uma atitude rebelde, arrogante, desafiadora para com Deus.
>
Desafiar a Deus é loucura, se rebelar contra Deus é morte! Acautelemo-nos!
  1. Murmuração – v. 10
    Definição de Murmurar: Lastimar-se, queixar-se em voz baixa, resmungar; Apontar faltas, criticar censurando, falar contra alguém ou alguma coisa.Entre outras ocasiões o povo de Israel murmurou em Nm 16.41,49.
Números 16:41-49
41 - Mas no dia seguinte toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão, dizendo: Vós matastes o povo do SENHOR.
42 - E aconteceu que, ajuntando-se a congregação contra Moisés e Arão, e virando-se para a tenda da congregação, eis que a nuvem a cobriu, e a glória do SENHOR apareceu.
46 - E disse Moisés a Arão: Toma o teu incensário, e põe nele fogo do altar, e deita incenso sobre ele, e vai depressa à congregação, e faze expiação por eles; porque grande indignação saiu de diante do SENHOR; já começou a praga.
43 - Vieram, pois, Moisés e Arão perante a tenda da congregação.
44 - Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
45 - Levantai-vos do meio desta congregação, e a consumirei num momento; então se prostraram sobre os seus rostos,
47 - E tomou-o Arão, como Moisés tinha falado, e correu ao meio da congregação; e eis que já a praga havia começado entre o povo; e deitou incenso nele, e fez expiação pelo povo.
48 - E estava em pé entre os mortos e os vivos; e cessou a praga.
49 - E os que morreram daquela praga foram catorze mil e setecentos, fora os que morreram pela causa de Coré.

> Você tem murmurado muito? A murmuração desagrada a Deus e traz conseqüências!
Conclusão
> Não precisamos aprender com a nossa própria experiência. Podemos aprender com a experiência de outros – v. 6 a, 11. Estamos devidamente avisados pelos exemplos do povo de Israel!
> Vigiar continuamente – v. 12
> A responsabilidade é nossa. Nós somos responsáveis. Não podemos nos esquivar da responsabilidade dizendo que a tentação foi mais forte do que poderíamos suportar. Toda tentação é humana. Deus é fiel – v. 13.

0 comentários:

Postar um comentário







BLOGS



ASSOCIAÇÃO DE PASTORES -- MINISTÉRIO DE LOUVOR -- MULHER CRISTÃ